História Taekwondo

 

O Taekwondo é uma das mais sistemáticas e científicas artes marciais Coreanas, que ensina mais do que simples técnicas de combate. É uma disciplina que ensina modos de melhorar o nosso espírito e a nossa vida através do treino do corpo e da mente. Tornou-se actualmente num desporto global com uma reputação internacional, listando entre os desportos Olímpicos. (World Taekwondo Federation, 2011)

A palavra Taekwondo, pode ser fragmentada em 3 sub-palavras cujos seus significados, representam sumariamente o que é esta arte. “Tae” significa “pé”, “perna” ou “pisar”; “Kwon” significa “punho” ou “combate”; e “Do” significa o modo ou o caminho e disciplina necessárias. (World Taekwondo Federation, 2011)

É de realçar que existem diversas correntes filosóficas por detrás desta palavra, levando-nos a interpretações e significados intrínsecos, citados por diferentes fontes, onde se realça o facto de o “Tae” ser a ligação com a Terra,  “Kwon” significa o céu como único limite de um praticante, e “Do” significa o espírito a manter num treino e que é necessário  preservar a cada momento da sua vida.

Segundo a descrição feita no site oficial da WTF (World Taekwondo Federation), a palavra Taekwondo significa “the right way of using all parts of the body to stop fights and help to build a better and more peaceful world.”

O Taekwondo tem uma História já com 5000 anos na Coreia, tendo diversos nomes ao longo do percurso. O Taekwondo começou originalmente na Coreia, como uma arte de defesa pessoal chamada “Taekkyon” no reino remoto de Kogoryo. Actualmente, o Taekwondo apresenta similaridades com as artes marciais dos países Orientais que rodeiam a Coreia, como a China e o Japão, pois estes tiveram influência na evolução desportiva desta arte marcial. (World Taekwondo Federation, 2011)

Como resumo podemos dizer que Taekwondo traduz “união”, a união do corpo, da mente e da vida. Quando se pratica Taekwondo, a nossa mente deve estar serena e os movimentos sincronizados com uma mente tranquila e harmoniosa, de modo a nos ser possível propagar essa harmonia para a nossa vida e sociedade. Esta é a forma como no Taekwondo, o princípio dos movimentos físicos, o princípio do treino da mente e os princípios da vida, se tornam um só e o mesmo. (World Taekwondo Federation, 2011)